terça-feira, 8 de maio de 2007

EXPOSIÇÃO

Celacom conta com exposição de fotos de alunos da UCPel

por Rebeca Recuero
Fotos: Paulo Azambuja
Coordenada pelo professor de fotografia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Carlos Recuero, a exposição de fotos denominada de “A Ilha dos Marinheiros” está em amostra até o final do XI Colóquio Internacional sobre a Escola Latino Americana de Comunicação (CELACOM) no hall de entrada do campus II. Ela conta com mais de 100 fotos oriundas de alunos que fazem parte do projeto fotográfico “Ilha dos Marinheiros”.

O trabalho tem o objetivo de mostrar a visão dos alunos, através de imagens, da vida dos moradores da Ilha dos Marinheiros, que está situada no município de Rio Grande. O projeto busca permitir que o acadêmico de comunicação social possa buscar a compreensão do processo de comunicação (por meio de imagens) das comunidades que ainda não sofreram a influência total dos processos de globalização, como é o caso da Ilha dos Marinheiros.,

“Atualmente, o projeto conta com uma média de 30 alunos que se reúnem semanalmente para discutir os métodos antropológicos e fotográficos que serão utilizados quando forem na Ilha para fotografar a história das pessoas que ali habitam”, disse o coordenador do grupo e da amostra, professor Carlos Recuero.

O projeto funciona desde 1999 e partiu de um trabalho realizado por alunos da Escola de Comunicação Social (ECOS) da UCPel que começaram a interessar-se pela comunidade da Ilha dos Marinheiros, após a visita (de um deles) ao local. Assim, foi levada a proposta de iniciar-se uma pesquisa fotoetnográfica da região que foi, então, abraçada pela ECOS sob coordenação do professor Recuero.

Nenhum comentário: