domingo, 6 de maio de 2007

ESTÍMULO

Celacom estimula pesquisa acadêmica

por Rebeca Recuero

O XI Colóquio Internacional sobre a Escola Latino Americana de Comunicação (CELACOM) está sendo um estímulo para a divulgação de pesquisas de iniciação científica para os alunos das diversas escolas de comunicação do Brasil que estão participando do evento, principalmente para os alunos da Escola de Comunicação Social (ECOS) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) pelo fato da cidade de Pelotas sediar o evento.

Com o tema central "Gêneros Comunicacionais: formatos e tipos latino-americanos", o CELACOM possibilitou que os alunos das áreas de relações públicas, jornalismo e publicidade e propaganda pudessem publicar suas pesquisas acadêmicas no formato de artigos científicos que se enquadrassem dentro do tema central proposto pelo congresso. Desta forma, os trabalhos serão apresentados em Grupos de Trabalhos (GT's) onde serão discutidos por alunos da graduação, da pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área.

“Acredito que conhecer a produção e as pesquisas em Comunicação na América Latina é um de nossos desafios. Um evento que possibilite discutir correntes de pensamento, estudos aplicados, que evidencie o estado da ‘Arte’ nesse nosso continente muito facetado é uma oportunidade singular de propiciar as novas gerações esse ensejo” , disse a professora doutora da Universidade Metodista de São Paulo e da Faculdade Editora Nacional, Maria Cristina Gobbi para uma entrevista ao blog “coberturacelacom2007”.

Mais de 70 artigos científicos serão apresentados nos GT’s do CELACOM.
Os trabalhos têm a finalidade de trocar conhecimentos e gerar um intercâmbio entre estudantes, além do crescimento da pesquisa que será oriundo das discussões entre os participantes.

EXPECTATIVA

As expectativas dos professores de Comunicação da UCPel

por Mariana Duarte

Durante toda a semana que antecedeu o Celacom, os professores da Escola de Comunicação Social (Ecos) – das habilitações de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda – incentivaram seus alunos a participar do evento.

Os motivos são vários: para que os alunos participem mais da discussão acerca de suas futuras profissões, para que se interem mais da parte teórica, para conhecer autores e profissionais renomados que participarão do colóquio e, até mesmo, para completar as horas extras que o curso exige.
Foto: divulgação
Para o coordenador do curso de jornalismo, professor Fábio Souza da Cruz, a grande expectativa que se tem é a de proporcionar uma maior integração dos pesquisadores das mais diversas áreas da comunicação através do aprofundamento de idéias acerca do tema. "Além disso, é a primeira vez que a Ecos cedia um evento deste porte, fato este que lhe trará grande visibilidade. Tal feito, definitivamente, traduz uma grande conquista da nossa faculdade", destacou ele.
Foto: divulgação
Já a professora Margareth de Oliveira Michel, vê o Celacom como um evento de destaque na área da comunicação, que passa por discussões importantes e atuais sobre os processos midiáticos e os rumos da comunicação na América Latina e no mundo. "Tenho a expectativa de que a abordagem das temáticas propostas auxilie na análise e crítica dos estudos realizados pelos pensadores da Escola Latino-Americana de Comunicação, nesta edição em especial, o pensamento de Eliseu Véron, dos conceitos e temas básicos propostos por ele e pelos estudiosos de seu pensamento acerca da comunicação, promovendo a disseminação entre os participantes de conhecimento comunicacional relevante, facilitando seu entendimento e permitindo sua discussão", disse.

Em geral, é perceptível que a maioria dos professores da Ecos estão engajados não só na divulgação e incentivo à participação do evento, mas no debate das questões que serão abordadas nele. Espera-se que no encerramento do Celacom, todos os objetivos e expectativas tenham sido supridos e os pontos positivos a serem contabilizados sejam vários.