quinta-feira, 10 de maio de 2007

CONTEXTO

UNESCO que? Cátedra como? UNITWING? Não entendi!
Confuso? Saiba quem promove o Celacom e entenda o que tudo isso representa

por Francisco Lima

Celacom. Todos que lêem este blog e/ou participaram deste evento já devem estar bem informados sobre como este funciona e o que ele representa. Não?

Resumindo, o Celacom é um Colóquio Internacional que busca debater questões referentes a Escola Latino-Americana de Comunicação. É um congresso que acontece anualmente na Universidade Metodista de São Paulo, por iniciativa da Cátedra UNESCO de Comunicação.

Tá, tá... Mas e a Cátedra UNESCO de Comunicação? Que raios é isso?
A Cátedra UNESCO de Comunicação é uma das 23 Cátedras implementadas no Brasil pela UNESCO a fim de fortalecer o ensino superior nos países em desenvolvimento.Também, tem como meta integrar as Universidades em um sistema de redes para o intercâmbio de conhecimento.

Nesse programa, chamado de Programa de Cátedras UNESCO/Unitwin, são implementadas Cátedras em Entidades de ensino superior de prestígio, de maneira a fomentar e facilitar a cooperação internacional no ensino superior. Lembra que falei sobre a integração das Universidades? Pois é, UNITWIN (UNIVERSITY TWINNING) é a abreviação para redes e parcerias entre universidades.

Mundialmente, o programa envolve cerca de 500 Cátedras e Redes inter-universitárias. Para seu desenvolvimento são elaborados treinamentos, pesquisas e outras atividades de produção de conhecimentos que se relacionam as áreas de maior prioridade da UNESCO (Educação para Todos, Água e Ecossistemas, Ética e Ciências, Diversidade Cultural e Informação para Todos).

AINDA TÔ PERDIDO... UNESCO?

A UNESCO é a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, e trabalha para a horizontalidade de interação entre as civilizações, em respeito aos valores e aspectos culturais de cada uma delas. Articula entre os seus 192 Estados Membros e seis membros associados, ações que, em suma, buscam “construir a paz na mente dos homens”.

No Criança Esperança você já ouviu falar, né?

CÁTEDRA UNESCO DE COMUNICAÇÃO

Desde 21 de maio de 1996 a Cátedra Unesco de Comunicação está oficialmente em atividade, e de lá pra cá vem promovendo, apoiando e realizando eventos sobre comunicação, em pról do desenvolvimento regional. E novamente retornamos ao Celacom, que representa um, desses inúmeros eventos realizados pela Cátedra.

Um dos próximos a ser promovido é ECLESIOCOM – II Colóquio de Comunicação Eclesial – que acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro para debater a Comunicação religiosa nas comunidades: étnicas, virtuais e eclesiais.

Finalmente, vale ressaltar que nesses 11 anos, a Cátedra mantém o maior acervo midiático da América Latina. Que a propósito é construido, principalmente, pelo pesquisador e catedrático dr. José Marques de Melo, o qual esteve em Pelotas para acompanhar as atividades do Cóloquio aqui realizado.

Ufa! Deu pra ter uma noção agora, não?

Se você ainda quiser se interar mais e ter acesso a lista com as outras 22 Cátedras UNESCO existente no Brasil, clique aqui!

NOTA

Pequenos imprevistos, histórias pra contar
Mesmo com alguns problemas, Celacom termina em clima de missão cumprida

por Francisco Lima

Celacom acabado. Sucesso! Mas parece que nem tudo foi um mar de rosas. Alguns imprevistos. Atrasos aéreos. Convidados que não puderam comparecer. Eventualidades que acontecem em qualquer evento.

O curioso, entretanto, foi a situação ocorrida no último dia. E num momento um tanto quanto inoportuno.

Justo quando Eliseo Verón, teórico em destaque no Celacom, se dirigia para o auditório Jandir Zanotelli, um senhor portando uma garrafa e visivelmente embriagado, começou uma pequena confusão.

Curioso, e aparentemente interessado, o senhor queria entrar porque aparentemente tinha um “tema” para acrescer aos debates, como ele mesmo gritava.

Por um momento, impediu a passagem, se pondo a porta do local. E como se não bastasse, ficou interessado no refrigerante de uma aluna, incomodando-a por um gole.

No final das contas tudo correu bem. Um segurança educadamente pediu que ele se retirasse, evitando maiores confusões. Quem viu a cena, com certeza não vai deixar de comentar.

NOTA

Alunos blogueiros em ação

por Francisco Lima

A professora Raquel Recuero afirma estar orgulhosa de seus alunos da turma de Jornalismo Digital. A partir de uma tarefa por ela proposta, os alunos dessa disciplina deveriam fazer a cobertura completa do Celacom 2007.

Parece que a cobertura superou as expectativas. Em seu blog, Raquel comenta sobre o evento, afirmando sobre as excelentes participações dos convidados, e com relação a seus alunos ainda acrescenta: “e uma grande cobertura da minha turma de Jornalismo Digital (#orgulho#).”

BLOGs

Este blog, o celacom-2007, é um dos trabalhos realizados pelos alunos da disciplina. Se você está interessado em conhecer os demais, acesse: celacom2007, coberturacelacom2007, especialcelacom e coberturasimplesmasesforcada.

OPINIÃO

Posicionamento da reitoria e da Ecos sobre o Colóquio

por Carolina Graziadei

Antes da abertura oficial do XI Colóquio Internacional sobre a Escola Latino Americana de Comunicação, nesta segunda-feira (07), o magnífico reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), prof. Alencar Mello Proença deu sua opinião sobre a importância de trazer o evento para a universidade gaúcha.

Celacom 2007: O que o senhor acha de um evento deste porte ser realizado pela 1° vez fora de sua sede e a UCPel ser a anfitriã?

Prof. Alencar: “Fantástico, mas tudo isto deve-se pela presença e liderança do professor. Heberlê em trazer o evento para Pelotas, mas também destaco a respeito da habilidade do diretor atual , professor Jairo. Duas pessoas extremamente importantes para a universidade e que possuem um desempenho extraordinário em favor da escola de comunicação social e mais do que isso, reconhecer também que aqui é o berço de um número muito expressivo de comunicadores que estão em todo o país e alguns até no exterior. É importante que o CELACOM reconheça o valor da ECOS da Universidade Católica de Pelotas”.


Ao final da solenidade de encerramento do evento ontem (09), o diretor da Escola de Comunicação Social, que teve uma importância e destaque do início ao fim do colóquio, expõe sua opinião.

Celacom-2007: Diretor, qual a sua observação sobre o sucesso do CELACOM?

Prof. Jairo: “Nesse momento, faz-se uma avaliação positiva, mas informal porque provavelmente iremos fazer uma reunião com a direção da escola para uma avaliação mais formal, mas dá para adiantar que o evento superou todas as expectativas, em termo de inscrição, de público, de qualidades dos palestrantes, da própria participação dos nossos alunos q vieram à todas as conferências e que ficaram do início ao fim. Isto demonstrou uma maturidade da Escola de Comunicação e demonstrou, mais do que qualquer outra coisa que nós estamos preparados para receber outros eventos de grande porte como o CELACOM.”

ENTREVISTA

Entrevista: Eliseo Verón

por Rodrigo Guidotti

Nossa equipe entrevistou o destaque do Celacom 2007, Eliseo Verón. Fizemos a ele a seguinte pergunta: "De tudo o que o senhor viu nessa edição do CELACOM o que o senhor considerou mais importante?"

Confira a resposta no nosso podcast!

ENTREVISTA

Entrevistas: análises do Celacom

por Francisco Lima

A equipe do blog Celacom-2007 entrevistou alguns alunos do curso de comunicação social da UCPel - Henrique Gibbon, Eduardo Pontes e Antônio Carvalhal; a aluna Rebeca Recuero, participante de um dos GT’s sobre Cibercultura; a aluna e participante da Comissão Organizadora do Celacom, Gabriela Coelho; O diretor e professor do curso de Comunicação Social da UCPel, Jairo Sanguiné; e Maria Cristina Gobbi, representante da Catedra da Unesco - SP.

Perguntamos aos nossos entrevistados, qual a análise que eles fazem desses três dias de Celacom.

Maria Cristina Gobbi nos fala em especial, sobre a expectativa em se realizar o primeiro Celacom fora do Estado de São Paulo.

Ouça essas respostas, e outras entrevistas anteriormente realizadas, em nosso podcast!

3º DIA

Último dia de Celacom II

por Rodrigo Guidotti

Analisando o pensamento comunicacioal latino-americano através das idéias inovadoras e Eliseo Véron na noite do dia nove, Elisabeth Gonçalves da Metodista de São Paulo, falou da análise da revista de divulgação científica Scientific American Brasil tendo como base as idéias de Verón.

Já o convidado Fausto Neto, da universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) comentou que um autor se faz de sua rotina e de sua praxe, disse ainda que Verón continua trabalhando coisas aparentemente simples, ou seja pequenos objetos que trazem pormenores da comunicação midiática. Segundo ele muitos jovens pesquisadores, desprezam essas coisas simples, mas são elas mesmas que acabam se transformando em resultados verdadeiramente reconhecidos como obras primas.

Giovandro Marcus Ferreira da Universidade Federal da Bahia, falou do assunto que ele titulou como as dez idéias inovadoras de Verón, questões como análise do discurso, a noção de contrato de leitura e a discursividade no fotojornalismo entre outras coisas disse que esse mesmo autor inova a partir do trabalho de um tema central como enunciação.

O último a falar antes do autor homenageando dessa edição do Celacom foi Sebastião Geraldo Nunes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que falou de sua formação profissional tanto no Brasil como na França onde conheceu e tomou ciência da importância e relevância desse autor para a área de ciências da comunicação.

Logo após Verón foi aplaudido de pé e discursou brevemente abordando questões como contrato de leitura, interação com suportes como a tv e suas esperiencias no clarin www.clarin.com.ar.

3º DIA

Último dia de Celacom

por Rodrigo Guidotti

MANHÃ

No último dia do Celacom 2007 a seqüência de palestras começou com alguns minutos de atraso, onde quem coordenou a mesa foi a professora da Escola de Comunicação Social da Universidade Católica, professora Raquel Recuero.

Na mesa convidados conhecidos na área da comunicação como: Alex Primo, Elias Machado e Vinícius Andrade Pereira da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e da Escola Superior de Publicidade e Marketing (ESPM).

VINÍCUS PEREIRA

Pereira iniciou uma apresentação dos fenômenose aspectos da cultura midiática contemporânea conhecida como “cultura Digital Trash”, apresentando um vídeo onde um garoto com pseudônimo Rafinha vive e desfruta de um mundo cheio de tecnologias, ou seja, uma representação de boa parte da juventude global que vive e se beneficia diariamente dessas evoluções nos suportes midiáticos existentes e em constantes mutações.

Pereira ainda falou de questões como liberação do pólo de produção de bens simbólicos, ressaltando que existe um absurdo de produçõesconsideradas lixo virtual que acabam emergindo como cultura através da web.

Um método de repetição de determinadas idéias e frases está emergindo nos suportes virtuais e colocando de lado diversos meios tradicionais de publicidade como banner´s e outras coisas mais, os chamados Spoof´s de uma tradicional cerveja norte-americana, de uma marca de refrigerante conhecida mundialmente e de heróis em quadrinhos também foram mostrados, deixando como idéia básica as novas estéticas e um novo universo de experimentação.

Encerrando sua explanação Pereira ainda comentou que as escolas de comunicação não devem ser desqualificadas, mas sim fazerem uma análise fina em cima dessas produções tituladas como “lixo digital”.

ALEX PRIMO

O segundo a falar nessa manhã foi Alex Primo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que apresentou slides com a premissa básica de discutir a micromídia digital, “estrutura midiática contemporânea”. Ele ressaltou que Trash não é lixo e que hoje existem filmes assim denominados. Ele ressaltou que lixo seria uma visão moderna e Digital Trash, pós-moderna.

Levantou uma questão interessante que foi a seguinte, poucos recursos para a produção são considerados lixos, mas o que dizer de produções com recursos enormes e que de certa forma não passam de porcarias como o programa do Gugu, do Ratinho e do Raul Gil. Primo ainda considerou de fundamenal importância o conhecimento das micromídias para o conhecimento da sociedade do século XXI.

ELIAS MACHADO

O terceiro e último convidado a dialogar sobre gêneros digitais e tipologias na internet, foi Elias Machado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que ressaltou a importância essencial de pensar os gêneros e as tipologias historicamente, suas complexidades e modificações.

Machado disse ainda que “o homem é um ser tecnológico por excelência”. Chamou atenção para os cuidados como o fascínios com as novas tecnologias e práticas sociais de produção de comunicação e informação para que se possa interpreta-las, dizendo ainda que a universidade mais do que fazer uma crítica da prática deve interpreta-la a luz das circunstâncias históricas do momento e formular práticas efetivas e realmente funcionais nas mudanças que ainda necessitam ser feitas nessa área.

TARDE

No período da tarde assim como no dia oito, aconteceram os grupos temáticos (GT´s) que foram sediados no Campus II e tiveram vários temas como: Relações Públicas, jornalismo, publicidade e Propaganda, rádio, televisão, cinema e novas tecnologias, comunicação, educação e linguagens comunicacionais.

CURIOSIDADES

Sósias no Celacom

por Carolina Graziadei

Um Colóquio de renome internacional como o CELACOM também possui momentos de descontração. Por esta razão, para encerrarmos a cobertura deste que foi o maior evento de comunicação realizado pela Escola de Comunicação Social (ECOS) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) em parceria com a Cátedra UNESCO de Comunicação DA Universidade Metodista de São Paulo, apresentamos os “sósias” que, pelo auditório central da universidade, estiveram durante os três dias de palestras. Confira.


JOSÉ MARQUES DE MELO e LUIS FERNANDO VERÍSSIMO

O atual presidente da Intercom, coordenador geral do CELACOM, jornalista, consultor acadêmico, pesquisador científico e professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e da Universidade Metodista de São Paulo, José Marques de Melo, um alagoano carismático e de uma bagagem cultural de renome internacional, lembra, e muito o nosso jornalista e escritor gaúcho Luis Fernando Veríssimo, filho de um dos maiores escritores que o Rio Grande do Sul já teve em toda sua história, Érico Veríssimo. Aliás, as semelhanças não param apenas no “físico”: os dois foram frutos de uma mesma geração de jornalistas que com suas idéias e, principalmente, vontade de crescer e agregar valor á nossa cultura, tornaram-se ícones para as gerações seguintes.

Mais informações sobre a formação acadêmica de José Marques de Melo aqui!

VINÍCIUS ANDRADE PEREIRA e LUIZ THUNDERBIRD (ex-VJ da MTV)

O doutor professor da ESPM do Rio de Janeiro, Vinícius Andrade Pereira, chamou a atenção de alguns que assistiram a mesa redonda no terceiro e último dia de CELACOM no qual fazia parte, pela sua brilhante exposição sobre a cultura “digital trash”, mas também pela semelhança física com o um dos pioneiros da MTV Brasil, Thunderbird. Para quem não lembra, ele fazia parte da primeira turma de VJs da MTV, em 1990, com os também pioneiros Maria Paula, Cuca, Astrid Fontenelle, Gastão e Zeca Camargo. Na MTV, ele apresentou diversos programas como "Cep MTV", "Lado B", "Contos de Thunder" e "Supernova", ao lado da VJ Didi, entre muitos outros. Chegou a trabalhar na Rede Globo e Manchete, mas retornou a casa, e apresentou o "Tempo MTV", no qual fazia a retrospectiva dos dez anos de existência da emissora no Brasil. Além do mais, os dois possuem o mesmo tom de voz.

ALEX PRIMO e FERNANDO MUYLAERT

Formado em publicidade e propaganda pela UCPel, Alex Primo é doutor em Informática na Educação e coordenador do Laboratório de Interação Mediada por Computador (LIMC) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sua apresentação na mesa redonda 3, ao lado de Vinícius Pereira, Primo conseguiu “encher os olhos” dos congressistas que ali estavam, onde abordou, entre outras coisa, mídia de nicho, que seria as TV por assinatura, por exemplo. Seu sósia Fernando Muylaert trabalha, ironicamente, no Multishow, onde apresenta o programa de entretenimento “Vida Loca Show”. Muylaert apresenta reportagens curiosas e diferenciadas com uma visão divertida e descontraída, levando ao público jovem informação e conteúdo em uma linguagem dinânima, e também recebe convidados especiais em seu apartamento, onde situações inusitadas acontecem, interagindo e complementando as matérias com muito bom humor.