terça-feira, 8 de maio de 2007

2º DIA - MESA REDONDA 2

Café da manhã com muitas idéias nessa terça-feira
Mesa Redonda 2 propõe importantes reflexões sobre generos midiáticos

por Fabiana Caldas

Apesar dos 40 minutos de atraso, o debate da manhã de hoje apresentou novas idéias no campo dos gêneros midiáticos nos formatos impressos e audiovisuais. A mesa sob a coordenação de Antônio Hohfeldt (PUC/RS) contou com a presença dos expositores José Carlos Aronchi (UFRN - Natal), Ana Regina Barro Rêgo Leal (UFPI - Teresina), Najara Ferrari Pinheiro (UCS - Caxias do Sul) e Elizabeth Bastos Duarte (UFSM - Santa Maria).

A partir do ponto de vista da produção, Aronchi se deteve à mídia televisiva, suas funções e anseios. Apresentou a necessidade de adequar o gênero ao formato (vice-versa) e ambos a grade de horários, programação. Os bastidores ganharam destaque, apontados como parte fundamental da mensagem que se deseja transmitir. “O jornalista que só pensa naquilo (informação) é diferente do produtor, que precisa pensar em tudo”, disse ele em tom divertido.

A segunda palestrante da manhã, Ana Regina, aprofundou-se nos gêneros impressos, através de uma análise dos diversos autores e suas respectivas classificações do texto jornalístico e de um estudo de discurso de alguns importantes jornais e revistas nacionais. A expositora falou ainda da dificuldade de conciliar a produção de informação com as estratégicas mercadológicas, que muitas vezes obrigam os jornalistas a fazerem certas concessões. “O interesse público é diferente do interesse do público”, problematizou ela com seu sotaque do norte do país.

Já a gaúcha da área das Letras, Najara Pinheiro, desconstruiu o texto televisivo no universo feminino e apontou a importância da linguagem verbal e não-verbal na TV. Essa diferenciação assume o tom da mensagem que a emissora quer passar.

E por fim, a semioticista Elizabeth Duarte buscou uma maior aproximação dos gêneros com o mercado. “Gêneros além de guias de produção, são também guias de leitura e uma forma de controle dos sentidos”, explicou ela. O merchandising ganhou espaço na explanação, uma vez que segundo ela, já faz parte da estrutura narrativa dos programas, bem como todas as questões que seguem as lógicas de mercado. “A TV funda seus próprios gêneros, de acordo com as audiências”, completou.

LANÇAMENTO

José Carlos Aronchi de Souza lança hoje às 18h os livros “Gêneros e formatos na televisão brasileira” e “Seja o primeiro a saber – a CNN e a globalização da informação”. O lançamento acontece no saguão do auditório central da UCPel. As obras serão distribuídas pela Livraria UCPel – Educat.

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