terça-feira, 8 de maio de 2007

2º DIA

Segundo dia do Celacom é marcado por grandes nomes de comunicadores do Brasil

por Rebeca Recuero

A manhã de terça-feira do XI Colóquio Internacional sobre a Escola Latino Americana de Comunicação (CELACOM) inicou às 9h da manhã com a segunda mesa redonda denominada de “Gêneros Midiáticos: formatos impressos e audiovisuais”, coordenada pelo professor da Pontífice Universidade Católica de Porto Alegre (PUCRS), António Hohlfeldt.

A mesa foi marcada por uma discussão referente a estes formatos jornalísticos que envolvem tanto o meio televisivo, como o meio impresso. Ela foi aberta pelo professor da Universidade Federal de Natal (UFRN), José Carlos Arochi que iniciou falando sobre os gêneros e formatos na televisão. Logo depois, a professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Ana Regina Barros Rêgo Leal, falou sobre os gêneros no jornal impresso.

A segunda mesa redonda do CELACOM também teve como expositora, a professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Najara Ferrari Pinheiro, que abordou o tema dos gêneros e formatos na construção de produtos midiáticos. Por fim, ela foi concluída pela professora da Universidade do Vale do Sinos (UNISINOS), Elizabeth Bastos Duarte, que expôs ao público uma visão dos gêneros atuantes na forma de controle dos sentidos.

Pela tarde, o CELACOM centrou-se no campus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), onde foram apresentados diversos trabalhos oriundos de iniciação científica e pesquisas acadêmicas produzidas pelos pesquisadores em comunicação social.

Pela noite, o congresso teve a participação do músico Marquinhos Brasil que ofereceu um repertório que alegrou a noite dos congressistas e palestrantes.
A finalização do dia ocorreu com o segundo colóquio do CELACOM que teve como tema o “Pensamento Comunicacional Latino-americano: As ideias pioneiras de Luiz Beltrão e Paulo Freire”, sob a coordenação do professor da UNISINOS, Pedro Gilberto Gomes. O colóquio contou com a participação dos expositores Valério Brito (professor da UNISINOS), Ana Carolina Temer (Universidade Federal de Goiânia) e António Hohlfeldt (PUCRS).

Um comentário:

naja disse...

Muito bom o trabalho!
abraço
najara