terça-feira, 8 de maio de 2007

ENTREVISTA

Entrevista: Jairo Sanguiné

por Nathalia King
Foto: Mariana Duarte
Desde o início deste semestre, a Escola de Comunicação Social da UCPel possui um novo diretor: o estimado professor Jairo Sanguiné. Graduado em Comunicação Social pela própria Católica e com mestrado em Desenvolvimento Social pela mesma, Jairo leciona as cadeiras de Redação I e II e Assessoria de Imprensa, além de coordenar o projeto de extensão em Jornalismo Comunitário.

Encarando seu primeiro grande evento na Faculdade, o CELACOM, ele concedeu uma entrevista para a nossa equipe onde conta suas impressões sobre o Colóquio, participação dos alunos, troca de experiências e, o tão esperado 50 anos da ECOS em 2008.

Celacom-2007: Qual a importância de realizar o CELACOM na UCPel aqui na cidade, depois de tanto tempo sendo realizado em São Paulo?

Jairo Sanguiné: Na verdade vai ser um marco na escola de Comunicação este Celacom ter sido realizado aqui em Pelotas, por ser a 1ª vez que ele sai de SP. Então para nós é um honra, um orgulho muito grande fazer isso em função dos 50 anos que a Escola deverá comemorar ano que vem. Assim, é fundamental para os nossos alunos, mais do que qualquer coisa, a proximidade com os teóricos, com os pesquisadores da comunicação que eles terão oportunidade de conhecer de perto aqui.

C-2007: Como primeiro grande evento que tu estás como Diretor da ECOS, qual a expectativa para os resultados do CELACOM?

JS: Primeiramente, eu acho que só o fato da gnt ter conseguido organizar o Celacom aqui já foi uma grande vitória. Segundo, nós estamos no segundo dia e já dá para fazer uma avaliação absolutamente positiva do encontro, pelo nível de participação dos alunos, pela qualidade dos trabalhos apresentados e pelo volume de pessoas que está circulando aqui neste debate. Então pra nós representa o sucesso desse evento.

C-2007: Como um Colóquio internacional, com palestrantes e participantes de toda a América Latina, o que tu esperas dos alunos da ECOS?

JS: Eu estou satisfeito com a participação dos alunos da Ecos. Eles participaram massivamente do encontro, fizeram as inscrições, estão vindo a todas as palestras, estão ficando até o final, comportando-se muito bem, fazendo perguntas pertinentes, dando demonstração aos grandes pesquisadores brasileiros do potencial que nós temos aqui na nossa Escola de Comunicação, o potencial dos nossos alunos.

C-2007: A comunicação na Internet tem sido tema constante de congressos e discussões, inclusive aqui no CELACOM. Como diretor do curso, qual a tua opinião sobre isso?

JS: É um assunto que não tem como não se discutir em qualquer congresso em qualquer encontro de comunicação. A Internet hoje é discutida por toda pessoa que viva ou de alguma forma tenha algum contato, por menor que seja, com alguma atividade da área da comunicação. A Internet é por si só comunicação, é uma ferramenta importante da comunicação, ela é a ferramenta do século XXI. Então não tem como não discutir.

C-2007: Fugindo um pouco do tema, mas reforçando o que tu falasse durante a entrevista, em 2008 a ECOS da Universidade Católica de Pelotas completa 50 anos. Qual o balanço que tu podes fazer do desenvolvimento da Escola que tu vivenciasse?

JS: O que eu posso falar, obviamente dos últimos anos que estou aqui como professor na Ecos e do tempo que passei como aluno até hoje, é que houve uma evolução muito grande. Eu acho que a Escola de Comunicação da Católica acompanhou a própria evolução da comunicação e a própria evolução do mundo. Então, está dentro de um parâmetro absolutamente interessante, condizente com a nossa realidade. Assim, o fato de eu ter acompanhado a evolução, estou bastante satisfeito.

Um comentário:

Rafaela disse...

parabéns amiga!
adorei a matéria e a elaboração das tuas perguntas.
sucesso
beijos