terça-feira, 8 de maio de 2007

DESTAQUE

Jornais Comunitários da Ecos são destaque no Celacom

Fotos: Carolina Graziadei


por Carolina Graziadei
Foto: Carolina Graziadei
Dentre as diversas atividades que os alunos da Escola de Comunicação Social (ECOS) atuam, alguns projetos se destacam pelo seu alcance e, principalmente, pelo seu desempenho de cunho social. Há quase sete anos, o professor titular e atual diretor da ECOS, Jairo Sanguiné Jr, desenvolveu dois projetos extra-classe para os alunos de redação que consistia em produzir dois jornais comunitários de localidades carentes de Pelotas, para pôr em prática o exercício de produção textual, ter contato com a população local e o mais importante, desempenhar a verdadeira função do jornalismo, que é a ser “a voz” da comunidade.

Os projetos foram ganhando força e passaram a andar sozinhos. Hoje, a colônia de pescadores da Z-3 e a Vila Princesa, contam com duas equipes de alunos que, mensalmente, levam até suas casas os jornais “O Pescador” e “Folha da Princesa”, respectivamente.

PARTICIPAÇÃO NO CELACOM

Pela importância do evento, Sanguiné Jr., que é o editor-chefe dos dois jornais, teve a iniciativa de trazê-los até a comunidade acadêmica de fora da cidade para terem conhecimento do trabalho realizado pelos alunos de jornalismo da UCPel. “São projetos que necessitam de visibilidade e como o congresso é uma troca de idéias, esta é uma experiência muito rica desenvolvida pela escola de comunicação e que não poderia estar de fora”, diz o coordenador. Além disso, os alunos que produzem os jornais estão presentes no evento, fazendo a distribuição e apresentando-o para os que ainda não os conhecem e “os pesquisadores estão muito interessados nos mesmos”, afirma Sanguiné, com orgulho.

Nenhum comentário: