terça-feira, 8 de maio de 2007

1º DIA - MESA REDONDA 1

Mesa Redonda 1 discute o pensamento comunicacional na América Latina

por Carolina Graziadei

Após a conferência da profª. Anamaria Fadul com o tema “Gêneros na Televisão Brasileira”, teve início, a 1° mesa redonda do CELACOM 2007. Ao todo serão três, distribuídas uma a cada dia do evento. Nesta, a coordenadora dos trabalhos foi a profª. Maria Cristina Gobbi, que substituiu o coordenador José Marques de Melo, que por motivo do atraso do vôo que o traria até Porto Alegre, não chegou a tempo do início dos trabalhos.
Foto: Carolina Graziadei
Os outros componentes da mesa foram o jornalista natural de Portugal e professor titular da Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Manuel Carlos Chaparro; o jornalista e professor doutor da faculdade de Comunicação da Faculdade Federal da Paraíba (UFPB), Wellington Pereira; o professor da Universidade Regional de Blumenau/SC (FURB), Clóvis Reis e a professora doutora de Inglês e Lingüística Aplicada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM – RS), Désirée Motta Roth.

As apresentações começaram pelo jornalista lusitano que abriu a mesa falando que “a notícia é a socialização do discurso do fato” e mantém o discurso que os jornalistas não podem apenas relatar as coisas ou os fatos, mas estes necessitam ter significados para os leitores. Bem à vontade durante sua palestra, Chaparro a encerra com uma frase de impacto: “O sucesso de uma boa reportagem deve ser imediato, pois o jornal de hoje, vai para o lixo amanhã”.
Foto: Carol Graziadei
Em seguida, o paraibano segue a linha de Chaparro e diz que “não há uma unidade narrativa no jornalismo” e que os jornalistas do século XXI estão fora de contexto, pois não conseguem narrar os acontecimentos pelo mau uso da linguagem. Defende o discurso do jornalismo impresso e afirma que é possível se passar às informações de diversas formas, porém se contrapõe ao dizer que “o jornalista não percebe e trata o leitor como senso comum. O jornalismo escrito perdeu seu brilho”, diz Pereira.

Logo após o prof. Clovis Reis ministrou a palestra “O formato do anúncio publicitário no rádio”, esta que tem o mesmo título de sua tese defendida na conclusão de seu doutorado na Universidade de Navarra, na Espanha. "Eu quero que as pessoas pensem sobre esse tema. São poucas as publicações de materiais sobre publicidade no rádio, que é um veículo de grande penetração social", disse Reis.

Por fim, a profª. Désirée Motta-Roth encerra a primeira mesa falando sobre gêneros, abordando as colônias de gênero.

Nenhum comentário: